Tudo sobre Coezima Q10 Benefícios, Alimentos, Suplementos e Mais

O que é Coezima Q10?

CoQ10 (abreviação de Coenzima Q10) é um elemento essencial para muitas funções diárias e é exigido por todas as células do corpo. Como antioxidante que protege as células dos efeitos do envelhecimento, a CoQ10 tem sido usada em práticas médicas há décadas, especialmente no tratamento de problemas cardíacos.

Embora o corpo crie Coenzima Q10, nem sempre é consistente. A falta de CoQ10 é mais comumente associada aos efeitos prejudiciais do estresse oxidativo (também chamado de dano por radicais livres). Baixos níveis de CoQ10 estão associados ao declínio da cognição, diabetes, câncer, fibromialgia, doenças cardíacas e condições musculares.

De fato, a capacidade antioxidante da CoQ10 é o que a torna um dos suplementos anti-envelhecimento mais populares do mundo e pode ser um ótimo complemento para um programa de saúde integrativa.

A CoQ10 é ideal para você?

O nome pode não parecer muito natural, mas a CoQ10 é, de fato, um nutriente essencial que funciona como um antioxidante no organismo. Na sua forma ativa, é chamado de ubiquinona ou ubiquinol. É sintetizado no corpo naturalmente e usado para funções importantes, como fornecer energia às células, transportar elétrons e regular os níveis de pressão arterial. A razão pela qual não é considerada uma “vitamina” é porque todos os animais, incluindo seres humanos, podem produzir pequenas quantidades de coenzimas por conta própria, mesmo sem a ajuda de alimentos.

 

Como funciona Coezima Q10?:

  • Para sustentar energia suficiente para realizar funções corporais, dentro de nossas células, minúsculas organelas chamadas mitocôndrias tomam gordura e outros nutrientes e as transformam em fontes utilizáveis ​​de energia. Este processo de conversão requer a presença de CoQ10.
  • Como coenzima, CoQ10 também ajuda outras enzimas a trabalhar para digerir os alimentos adequadamente.
  • A coenzima Q10 não é necessária apenas para produzir energia celular, mas também para defender as células dos danos causados ​​pelos radicais livres nocivos.
  • A coenzima Q10 pode existir em três estados de oxidação diferentes, e a capacidade em algumas formas de aceitar e doar elétrons é uma característica crítica em suas funções bioquímicas que anulam os danos dos radicais livres.
  • Como um poderoso antioxidante, a Coenzima Q10 pode aumentar a absorção de outros nutrientes essenciais. Foi demonstrado que ajuda a reciclar vitamina C e vitamina E, maximizando ainda mais os efeitos das vitaminas e antioxidantes que já estão em ação no corpo.
  • Embora o corpo tenha a capacidade de produzir CoQ10 por conta própria, a produção de CoQ10 naturalmente diminui à medida que envelhecemos – exatamente quando precisamos que nossas células ajudem a nos defender mais. Isso significa que todos nós podemos nos beneficiar de consumir mais CoQ10, ambos naturalmente dentro de nossas dietas, e também de suplementos de alta qualidade.

Por que devo tomar um suplemento CoQ10?

É uma pergunta justa – se o seu corpo já contém e produz CoQ10 por conta própria, existe algum motivo para você também tomar o suplemento?

De acordo com uma pesquisa compilada pela Oregon State University, a síntese natural de CoQ10, mais a ingestão dietética, parece fornecer quantidades suficientes para ajudar a prevenir a deficiência em pessoas saudáveis ​​- no entanto, o corpo produz menos CoQ10 à medida que alguém envelhece.

A capacidade natural de converter CoQ10 em sua forma ativa, chamada de ubiquinol, diminui durante o processo de envelhecimento. Este declínio é mais aparente em pessoas com mais de 40 anos de idade, particularmente aqueles que tomam  estatinas (remédios para reduzir o colesterol). Também foi descoberto que pessoas com diabetes, câncer e insuficiência cardíaca congestiva tendem a ter níveis plasmáticos de coenzima Q10 diminuídos, embora a queda relacionada à idade nos níveis de CoQ10 não seja clinicamente definida como uma “deficiência”.

Raramente, uma pessoa pode sofrer de “deficiência primária de coenzima Q10”, que é um defeito genético que impede o organismo de sintetizar adequadamente este composto. Para esses indivíduos, o suplemento com CoQ10 é normalmente necessário para ajudar a reverter os sintomas relacionados com o cérebro e os músculos da deficiência primária de CoQ10.

 

8 Benefícios da Coezima Q10

1. Sustenta a Energia Natural do Corpo

A CoQ10 desempenha um papel na “síntese de ATP mitocondrial”, que é a conversão da energia bruta dos alimentos (carboidratos e gorduras) na forma de energia que nossas células usam chamada trifosfato de adenosina (ATP). Este processo de conversão requer a presença de coenzima Q na membrana mitocondrial interna. Um de seus papéis é aceitar os elétrons durante o metabolismo de ácidos graxos e glicose e transferi-los para os receptores de elétrons.

O processo de produção de ATP é crucial para todas as células do corpo humano e também permite o envio de mensagens entre as células. Para manter a energia (até o nível celular), a síntese de ATP é vital e precisa que a CoQ10 faça seu trabalho.

A CoQ10 pode até melhorar a fadiga específica relacionada ao exercício. Três estudos independentes, em dupla ocultação, controlados por placebo em humanos, mostraram melhorias na fadiga relacionada com o exercício quando suplementados com CoQ10 (em dosagens entre 100 e 300 miligramas por dia).

 

2. Reduz os Danos Radicais Livres

O dano oxidativo (ou dano dos radicais livres) das estruturas celulares desempenha um papel importante nos declínios funcionais que acompanham o envelhecimento e causam doenças. Como antioxidante solúvel em água e gordura, descobriu-se que CoQ10 inibe a peroxidação lipídica, que ocorre quando membranas celulares e lipoproteínas de baixa densidade são expostas a condições oxidantes que entram de fora do corpo.

De fato, quando o LDL é oxidado, CoQ10 é um dos primeiros antioxidantes usados ​​para ajudar a compensar os efeitos. Dentro das mitocôndrias, descobriu-se que a coenzima Q10 protege as proteínas da membrana e o DNA do dano oxidativo que acompanha a peroxidação lipídica e neutraliza diretamente os radicais livres que contribuem para quase todas as doenças relacionadas à idade (doenças cardíacas, câncer, diabetes, doenças neurológicas etc.).

Uma maneira de isso ser especialmente eficaz é encontrada em um estudo que descobriu que a CoQ10 pode ajudar a proteger contra o estresse oxidativo causado pela resistência à insulina e relacionado ao diabetes.

3. Melhora a Saúde do Coração

Embora os especialistas sintam que ensaios clínicos controlados ainda são necessários para comprovar seus efeitos, a CoQ10 tem um forte potencial de prevenção e tratamento de doenças cardíacas melhorando a bioenergética celular, atuando como um antioxidante e aumentando as capacidades de eliminação de radicais livres.

O que sabemos é que a suplementação de CoQ10 pode ser útil para aqueles que tomam estatinas, uma vez que pode reduzir os efeitos colaterais que eles geralmente causam. As estatinas são usadas para reduzir uma enzima no fígado que não só diminui a produção de colesterol, mas também reduz ainda mais a produção natural de CoQ10.

É possível que a CoQ10 possa interagir com medicamentos hipolipemiantes que inibem a atividade da HMG-CoA redutase, uma enzima crítica na biossíntese do colesterol e da coenzima Q10. Um suplemento de CoQ10 é frequentemente recomendado para restaurar os níveis naturais ao seu ideal e contrariar os efeitos das drogas estatinas, incluindo dores musculares.

No entanto, algumas evidências conflitam – uma revisão de 2007 descobriu que faltavam evidências para recomendar oficialmente a suplementação de CoQ10 para pacientes com estatinas, embora reconhecesse que não há “riscos conhecidos”. Por fim, esta revisão reconheceu a necessidade de ensaios mais bem desenhados e não contradizem o possível benefício da CoQ10 para compensar os efeitos colaterais das estatinas.

Esta não é a única maneira pela qual a CoQ10 pode suportar o coração e o sistema circulatório. Pode também ser capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar o desempenho e capacidade do exercício em pessoas que sofreram insuficiência cardíaca.

Uma revisão de 2002 afirmou que:

“[CoQ10] tem potencial para uso na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, particularmente hipertensão, hiperlipidemia, doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca … Mais ensaios clínicos são necessários, mas devido à sua baixa toxicidade, pode ser apropriado recomendar a coenzima Q10 para selecionar pacientes como adjuvante ao tratamento convencional.”

 

4. Retarda os Efeitos do Envelhecimento

A síntese de ATP mitocondrial é uma função importante para manter um metabolismo rápido, força dos músculos, ossos fortes, pele jovem e tecido saudável, e mitocôndrias anormais podem causar problemas. Foi relatado que os níveis teciduais da coenzima Q10 diminuem com a idade, e acredita-se que isso contribua para declínios no metabolismo energético e na degeneração de órgãos, como fígado e coração, e músculo esquelético.

Embora a suplementação com CoQ10 não tenha aumentado o tempo de vida dos animais que foram testados, os pesquisadores acreditam que isso pode retardar o aumento do dano relacionado ao envelhecimento que afeta naturalmente todos nós. Possíveis benefícios anti-envelhecimento de consumir mais CoQ10 incluem:

  • Proteção do coração contra o envelhecimento relacionado ao estresse;
  • Proteção da estrutura genética do músculo esquelético para manter esses músculos fortes, minimizando o risco de lesões ósseas e articulares;
  • Melhoria da fertilidade durante os 40 anos pela reversão da degradação dos óvulos e aumento da produção de ATP;
  • Aumento da atividade dos antioxidantes catalase e glutationa para proteger as membranas celulares de todo o corpo dos danos provocados pelos radicais livres;
  • Redução dos danos da pele por UV (forma tópica creme).

 

5. Ajuda a Manter Níveis Ótimos de pH

Dentro das células, CoQ10 ajuda a transportar proteínas através das membranas e separar certas enzimas digestivas do resto da célula, o que ajuda a manter o pH ideal. Acredita-se que as doenças se desenvolvem mais facilmente em ambientes que precisam trabalhar mais para manter os níveis de pH adequados. Isso, além de sua grande capacidade antioxidante, pode ser um dos motivos pelos quais o risco de câncer pode estar associado aos níveis de CoQ10.

Aumentando o impacto dos medicamentos quimioterápicos e protegendo-os dos efeitos colaterais: A suplementação com CoQ10 durante o tratamento do câncer pode ajudar a aumentar o potencial de matar o câncer desses medicamentos (como doxorrubicina e daunorrubicina). Há também evidências de que a CoQ10 pode proteger o coração de danos no DNA que às vezes podem ocorrer a partir de altas doses de medicamentos quimioterápicos.

Pode retardar ou reverter a propagação do câncer de mama em pacientes de alto risco: Um estudo de 1994 acompanhou 32 pacientes com câncer de mama (variando de 32 a 81 anos) classificados como de alto risco, devido à maneira como o câncer se espalhou para os linfonodos . Cada paciente recebeu antioxidantes nutricionais, ácidos graxos essenciais e 90 miligramas por dia de CoQ10. Não só os pacientes não morreram durante o período de estudo de 18 meses, embora, estatisticamente, quatro deviam falecer, nenhum paciente piorou durante este período, todos relataram melhorias na qualidade de vida e seis pacientes tiveram remissão parcial. Dois dos pacientes em remissão parcial receberam então mais coenzima Q10 (300 miligramas por dia), os quais entraram em total remissão, apresentando ausências completas de tumores prévios e tecido tumoral (um após dois meses, o outro após três meses).

Pode ajudar a prevenir o câncer de cólon: Um estudo descobriu CoQ10 reduziu significativamente o estresse oxidativo no cólon que leva ao câncer de cólon. Embora isso ainda precise ser replicado em humanos, sugere um potencial preventivo da CoQ10 para aqueles com risco de câncer de cólon.

Pode ter um papel na prevenção do câncer do colo do útero: níveis baixos de CoQ10 são observados em pacientes com câncer do colo do útero, embora não esteja claro o porquê. É possível que a suplementação com CoQ10 possa reduzir o risco de desenvolver câncer do colo do útero em mulheres diagnosticadas com lesões cervicais pré-cancerosas, mas isso ainda requer muito mais estudos antes que possamos ter certeza.

Pode melhorar a taxa de sobrevivência em cânceres em estágio terminal: Um estudo piloto em nove anos acompanhou 41 pacientes com vários tipos de câncer primário que haviam avançado para o estágio quatro e receberam suplementos de CoQ10 mais uma mistura antioxidante adicional. Dos pacientes acompanhados, o tempo médio de sobrevida foi de 17 meses, cinco meses a mais do que o esperado no geral. No total, 76 por cento dos pacientes sobreviveram mais do que o esperado, em média, com pouco ou nenhum efeito colateral observado a partir do tratamento.

Esses estudos estão longe de serem duros, mas estão estimulando o início da idéia de que a suplementação com CoQ10 pode ajudar a melhorar os fatores de risco e até a sobrevivência com certos tipos de câncer.

 

6. Protege a Saúde Cognitiva

Naqueles com deficiências cognitivas, como a doença de Parkinson, acredita-se que o aumento do estresse oxidativo em uma parte do cérebro, chamado de substantia nigra, contribua para os sintomas. A CoQ10 demonstrou compensar as diminuições na atividade das cadeias de transporte de elétrons mitocondriais que afetam os canais nervosos e a função cerebral, e estudos mostram que pessoas com distúrbios cognitivos tendem a ter níveis reduzidos de CoQ10 no sangue.

Vários estudos investigaram os efeitos da CoQ10 em indivíduos com doença de Parkinson. Um estudo controlado por placebo, randomizado, que avaliou a eficácia de 300, 600 ou 1.200 miligramas diários para 80 pessoas com doença de Parkinson precoce, concluiu que a suplementação foi bem tolerada e associada à deterioração mais lenta das funções cognitivas em comparação ao placebo. Outros estudos mostraram que cerca de 360 ​​miligramas por dia tomados por quatro semanas beneficiaram moderadamente pacientes com doença de Parkinson.

Alguns estudos preliminares encontraram resultados positivos em estudos laboratoriais e de pesquisa, e em alguns pequenos ensaios clínicos em humanos, para CoQ10 tratar parte do declínio cognitivo em outras doenças neurológicas, incluindo paralisia supranuclear progressiva (PSP), doença de Huntington, esclerose lateral amiotrófica (ALS) e ataxia de Friedreich.

Em relação à doença neurodegenerativa mais conhecida, a doença de Alzheimer, houve pouco ou nenhum ensaio em humanos realizado com CoQ10. No entanto, estudos de pesquisa encontraram resultados modestamente positivos, tornando a Coenzima Q10 uma possibilidade

 

7. Tratamento para a Infertilidade Masculina

É possível que a CoQ10 ajude a melhorar os problemas de fertilidade nos homens. Em ensaios clínicos, a suplementação com Coenzima Q10 é significativa:

  • Melhora a motilidade dos espermatozóides (movimento);
  • Aumenta as taxas de fertilização;
  • Aumenta a contagem de espermatozóides;
  • Melhora a morfologia espermática (tamanho / forma);
  • Aumenta os antioxidantes no plasma seminal;
  • Auxilia no tratamento de astenozoospermia (baixa motilidade espermática);
  • Melhora os sintomas da doença de Peyronie (uma doença grave de infertilidade masculina).

 

8. Trata os Sintomas da Fibromialgia

Vários ensaios clínicos e relatos de casos descobriram que CoQ10 pode ser um poderoso método natural de tratamento de sintomas de fibromialgia. A Coezima Q10, portanto, é um poderoso remédio para tratar a fibromialgia. Em adultos, a dosagem foi tipicamente de 300 miligramas por dia, enquanto um estudo sobre fibromialgia juvenil focalizou uma dose de 100 miligramas.

As melhorias incluem a redução dos sintomas globais da dor, menos dores de cabeça, redução da fadiga / cansaço, função mitocondrial restaurada, redução do estresse oxidativo e melhora dos marcadores de colesterol (no estudo juvenil).

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Melhores maneiras de aumentar CoQ10 naturalmente: alimentos ricos em CoQ10

A coenzima Q10 é encontrada naturalmente em nossas dietas a partir de alimentos, incluindo peixes, fígado, rim e germes de grãos integrais. As fontes naturais mais ricas em coenzima Q10 são carne, frango e peixe, mas opções vegetarianas, como feijão, nozes, alguns vegetais, ovos e laticínios, também são úteis para aumentar sua ingestão.

Minha recomendação para os melhores alimentos para o fornecimento de CoQ10 incluem:

  • Carne alimentada com capim;
  • arenque;
  • Frango caipira;
  • truta arco-íris;
  • Sementes de gergelim;
  • Pistache;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Laranjas;
  • Morangos;
  • Ovos caipiras;
  • Sardinhas;
  • Cavalinha.

 

Atualmente, não há recomendação de ingestão dietética específica para CoQ10 estabelecida pelo Institute of Medicine ou outras agências. Por ser um antioxidante lipossolúvel, é mais facilmente absorvido quando consumido com uma pequena quantidade de gorduras saudáveis ​​(assim como as vitaminas E e A). Embora possa ser obtido a partir de certos alimentos, os alimentos tendem a fornecer apenas doses baixas, e é exatamente por isso que muitos especialistas recomendam a suplementação se você é mais velho ou tem uma condição que pode se beneficiar da suplementação com CoQ10.

Os sintomas de deficiência não foram amplamente relatados ou estudados com muito detalhe na população geral. Estima-se que a dieta da pessoa média contribua com cerca de 25% do total de CoQ10. A melhor maneira de obter o suficiente é comer uma dieta variada, rica em nutrientes, e considerar complementar se fizer sentido para sua situação individual.

 

Como encontrar e usar suplementos CoQ10

A COQ10 é encontrada em quantidades tão baixas na maioria dos alimentos que até mesmo uma dieta saudável pode ser uma maneira impraticável de atender às dosagens diárias recomendadas. Tomar um suplemento diário CoQ10 de alta qualidade em forma de cápsula (que ajuda na absorção mais fácil na corrente sanguínea) pode fechar a ponte entre esta lacuna.

 

Dosagem Suplemento CoQ10

Os tamanhos de dosagem dos suplementos de CoQ10 variam de 50 a 1.200 miligramas por dia. A maioria dos suplementos cai no intervalo de 100 a 200 miligramas.

Dependendo da condição que os estudos tentam tratar, as doses variam de 90 miligramas até 1.200 miligramas. Esta dose maior tem sido tipicamente usada apenas para estudar os benefícios neurológicos da CoQ10 – os estudos mais bem sucedidos usam entre 100 e 300 miligramas.

Como você pode encontrar uma marca confiável?

O que é importante e faz uma grande diferença em termos dos benefícios que você obterá com os suplementos de CoQ10 é que a concentração é, na verdade, igual à quantidade listada. Alguns produtos usam cargas ou intensificadores e podem até fornecer uma dose menor do que as alegações do fabricante.

Procure por produtos com avaliações, certificações garantindo que a dosagem listada esteja correta e com o mínimo de conservantes ou preenchimentos possíveis, junto com suplementos que possuam as concentrações certas de CoQ10.

 

Possíveis Efeitos Colaterais da Coezima Q10.

Embora seja considerado muito seguro em geral e tenha sido usado na área médica por muitos anos, a CoQ10 tem alguns efeitos colaterais raros que podem incluir:

  • Diarréia
  • Náusea
  • Azia

Leia os rótulos de dosagem em seus suplementos de coenzima Q10 e cumpra-os, salvo indicação em contrário pelo seu profissional de saúde.

Se você está grávida ou amamentando, provavelmente é melhor não tomar suplementos de CoQ10, pois não está claro se eles são seguros nesses casos.

Coenzima Q10 suplementos podem diminuir a eficácia anticoagulante de estatinas como a varfarina e outras medicações comuns para baixar o colesterol (como as conhecidas como estatinas inibidoras da HMG-CoA redutase). Converse com seu médico sobre ser monitorado se você tomar esses medicamentos.

Um estudo de pesquisa com animais descobriu que a suplementação massivamente alta com Coenzima Q10 pode prejudicar a função cognitiva mais tarde na vida. Este é apenas um estudo curto e não foi replicado em humanos; No entanto, é uma boa ideia manter as dosagens recomendadas e não tomar grandes doses de CoQ10 (1.200 + miligramas por dia) regularmente, a menos que seu médico o instrua a fazê-lo.

 

Considerações Finais sobre CoQ10

CoQ10, também chamada de coenzima Q10 ou ubiquinona, é uma substância natural encontrada no corpo e certos alimentos que ajudam a combater o estresse oxidativo e a prevenir danos aos tecidos.

Os oito principais benefícios da CoQ10 são:

  • Sustenta a energia natural;
  • Reduz os danos dos radicais livres;
  • Pode melhorar a saúde cardíaca e compensar os efeitos dos estatinas;
  • Diminui os efeitos do envelhecimento;
  • Pode ajudar a prevenir ou tratar o câncer;
  • Pode proteger a saúde cognitiva;
  • Poderia melhorar a fertilidade masculina;
  • Trata os sintomas da fibromialgia.

A coenzima Q10 é produzida naturalmente pelo corpo e também encontrada em pequenas quantidades em carnes, peixes, nozes, sementes, vegetais e ovos. No entanto, nossa capacidade de produzir e usá-lo diminui significativamente com a idade.

As dosagens de suplementos de CoQ10 variam entre 30 a 1.200 miligramas / dia, a dosagem normalmente recomendada é entre 100-200 miligramas por dia para a maioria das condições.

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