Benefícios da Spirulina: 10 Razões Comprovadas para Usar este Superalimento

O que é Spirulina?

É azul-verde, absurdamente saudável, mas muitas vezes esquecido ou mal compreendido; Spirulina pode não ser de Pandora, mas cresce em nossa versão daquela lua mágica, o Havaí, junto com outros locais exóticos ao redor do mundo.

Esta alga verde-azulada é uma planta de água doce que é hoje uma das mais pesquisadas, e ao lado de sua prima chlorella, são os superalimentos mais falados atualmente. Cultivada em todo o mundo, do México à África e até mesmo ao Havaí, a spirulina é reconhecida por seu sabor intenso e perfil nutricional ainda mais poderoso.

Enquanto você pode ter visto apenas como um ingrediente em suas bebidas superalimento verde, barras de energia e suplementos naturais, os benefícios de spirulina são tão profundos que tomados em uma base diária que poderiam ajudar a restaurar e revitalizar a sua saúde! Até o momento, existem quase 1.700 artigos científicos revisados ​​por pares avaliando seus benefícios para a saúde.

Uma biomassa de cianobactérias (algas azuis-verdes) que podem ser consumidas por seres humanos e outros animais, existem duas espécies: Arthrospira platensis e Arthrospira maxima. Arthrospira platensis e Arthrospira maxima são cultivadas em todo o mundo e usadas tanto como suplemento dietético (em forma de tablete, flocos e em pó), como alimento integral ou até mesmo para rações de animais e peixes.

 

Para que Serve a Spirulina? 10 Benefícios Comprovados da Spirulina

Nem todos podem colocar as mãos na variedade havaiana ideal, mas, felizmente, a espirulina que é produzida normalmente inclui benefícios de saúde muito significativos para as pessoas que consomem regularmente. Por regularmente, eu recomendo fortemente que você tome spirulina diariamente pelas seguintes razões.

 

1. Desintoxica Metais Pesados ​​(Especialmente Arsênico)

Afetando pessoas em todo o mundo, a toxicidade crônica por arsênico é um problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os EUA são um dos países afetados pelo arsênico inorgânico que está naturalmente presente em níveis elevados.

A toxicidade do arsênico é um problema ainda maior no Extremo Oriente. Nas palavras de pesquisadores de Bangladesh, “Milhões de pessoas em Bangladesh, Índia, Taiwan e Chile estão consumindo uma alta concentração de arsênico através da água potável, e milhares delas já desenvolveram intoxicação crônica por arsênico.”

De fato, até 3% de toda a nação de Bangladesh mostrou sinais clínicos de envenenamento por arsênico sozinho. Como os pesquisadores de Bangladesh apontaram, “não há tratamento específico” para envenenamento por arsênico, e é por isso que eles avaliaram alternativas como algas verde-azuladas.

Depois de dar, a 24 pacientes afetados pelo envenenamento por arsênico, extrato de spirulina (250 miligramas) mais zinco (2 miligramas) duas vezes ao dia, eles compararam os resultados com 17 pacientes que tomaram um placebo e descobriram que a combinação de espirulina-zinco funcionava. Em última análise, os participantes experimentaram uma diminuição de 47 por cento do arsênico em seu corpo. Spirulina contra o arsênico? Spirulina vence! Faça parte da sua desintoxicação de metais pesados.

2. Elimina Candida

Como tratar candida? Segundo os pesquisadores, “as espécies de Candida pertencem à microbiota normal da cavidade oral da mucosa de um indivíduo, do trato gastrointestinal e da vagina”. O que isso significa? Bem, sem um equilíbrio saudável da microflora em nosso corpo, somos simplesmente muito mais suscetíveis a doenças e enfermidades.

De fato, a síndrome do intestino permeável e a digestão inadequada estão diretamente ligadas ao desequilíbrio microfloral. A candidíase invasiva não é apenas a principal causa de morte relacionada à micose nos EUA, mas o supercrescimento da cândida tornou-se o sinal característico da maioria das doenças autoimunes hoje em dia.

Devido à nossa mudança em direção a uma dieta rica em açúcar e ingredientes não naturais, resistência antimicrobiana e drogas antifúngicas ineficazes, observamos um aumento significativo de infecções por fungos desde os anos 80.

Felizmente, a spirulina parece ser capaz de ajudar. Vários estudos em animais mostraram que é um agente antimicrobiano eficaz, particularmente para candida.

Especificamente, os benefícios da espirulina têm demonstrado promover o crescimento da flora bacteriana saudável nos intestinos, o que, por sua vez, inibe a candida de prosperar. Além disso, as propriedades de fortalecimento imunológico da spirulina ajudarão o corpo a eliminar as células de candida. Spirulina contra a cândida? Spirulina vence!

 

3. Auxilia no Tratamento do HIV / AIDS

Até recentemente, os epidemiologistas estavam intrigados tentando entender por que as pessoas no Japão, Coréia e Chade têm índices relativamente baixos de HIV / AIDS. Uma possível explicação, revelada em um estudo de 2012 publicado no Journal of Applied Phycology, pode ser a quantidade de algas que essas pessoas consomem regularmente!

Quando os pesquisadores pegaram 11 pacientes com HIV que nunca tomaram anti-retrovirais, eles dividiram os participantes em três grupos: um que recebeu 5 gramas de algas marrons todos os dias, um para comer 5 gramas de spirulina e um que comeu uma combinação de ambos. Após o período de avaliação de três meses,  foram realizadas duas principais descobertas:

  • Absolutamente nenhum efeito adverso foi experimentado de ambas as variedades de algas e da combinação.
  • As células CD4 (linfócitos T auxiliares que combatem a infecção e são usadas para o estágio do HIV) e a carga viral do HIV-1 (outro biomarcador do HIV) permaneceram estáveis.

Os resultados foram tão promissores que um participante se ofereceu para continuar o estudo por mais 10 meses, e esse participante realmente se beneficiou da “melhora clinicamente significativa do CD4 e da carga viral diminuída”. Portanto, a espirulina merece um lugar no tratamento natural do HIV.

 

4. Ajuda a Prevenir o Câncer

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, “um número de estudos com animais e tubos de ensaio sugerem que a espirulina aumenta a produção de anticorpos, proteínas de combate a infecções e outras células que melhoram a imunidade e ajudam a evitar infecções e doenças crônicas como o câncer”.

Isso não é uma surpresa, já que mais de 70 artigos revisados ​​por pares foram publicados na literatura científica avaliando a capacidade da Spirulina de afetar as células cancerígenas.

Em um artigo publicado em abril passado, cientistas da República Tcheca salientaram que, além de sua capacidade de controlar os níveis de colesterol no sangue, “a Spirulina também é rica em compostos tetrapirrólicos intimamente relacionados à molécula de bilirrubina, um potente antioxidante e antiproliferativo”.

Quando testados em células pancreáticas humanas, esses pesquisadores descobriram que, “comparado a células não tratadas, a terapêutica experimental diminuiu significativamente a proliferação de linhagens de células de câncer pancreático humano in vitro de maneira dose-dependente”. Essencialmente, isso prova que o consumo de espirulina parece ser um potencial tratamento natural do câncer.

 

5. Reduz a pressão arterial

A ficocianina é um pigmento encontrado na espirulina que os cientistas descobriram que possui efeitos anti-hipertensivos (reduz a pressão arterial). Pesquisadores japoneses afirmam que isso ocorre porque o consumo da alga verde-azulada reverte a disfunção endotelial na síndrome metabólica.

Acho isso extremamente promissor para os americanos, porque a síndrome metabólica se tornou rapidamente uma das principais causas de doenças evitáveis ​​hoje, pois aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrames.

 

6. Reduz o Colesterol

Ao longo dessas mesmas linhas, os benefícios de espirulina também foram mostrados para prevenir a aterosclerose e reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

Um estudo animal recente publicado no Journal of Nutritional Science e Vitaminology levou coelhos, alimentados com uma dieta rica em colesterol (HCD) contendo 0,5% de colesterol por quatro semanas e, em seguida, alimentou-os com 1% ou 5% de spirulina por mais oito semanas.

Depois que o teste de oito semanas foi concluído, os níveis de LDL diminuíram 26% no grupo comendo 1% de spirulina e 41% no grupo comendo 5% de spirulina, o que sugere que quanto mais comemos, mais benefícios receberemos! Os triglicerídeos séricos e o colesterol total também foram significativamente reduzidos.

 

7. Diminui a Chance de Derrame

No estudo acima, os pesquisadores também descobriram que a suplementação de espirulina diminuiu a superfície da aorta intimal de 33% para 48%, o que sugere que pode prevenir a aterosclerose e subsequente acidente vascular cerebral.

É importante lembrar que este ensaio clínico foi conduzido em animais que ainda estavam consumindo um HCD, e destaca que o consumo regular de espirulina pode literalmente reverter alguns dos danos causados ​​pela ingestão de uma dieta pobre. Você pode imaginar os benefícios de saúde do coração que seriam experimentados naqueles indivíduos que têm uma dieta equilibrada!

 

8. Aumenta a Energia

Quando você olha para a composição química da espirulina, não é de admirar que as pessoas que a consomem regularmente tenham uma abundância de energia. Dr. Mehmet Oz recomenda combinar 1 colher de chá de spirulina em pó com 350 ml de suco de limão e congelar a mistura em bandejas de cubo de gelo, use quando quiser um aumento de energia.

Segundo o Dr. Oz, a espirulina e o calcário aumentam o desempenho energético porque destroem o açúcar de nossas células e, quando congelados, o frio do gelo aumenta a energia metabólica, ao mesmo tempo em que dá ao nosso corpo uma “chamada de despertar”.

É importante notar que isso não foi estudado em estudos clínicos, embora haja muitos relatos de que a espirulina possa aumentar os níveis de energia.

 

10. Oferece Neuroproteção para Distúrbios Cerebrais e Aumenta a Memória

Em um estudo de 2012, uma dieta reforçada com espirulina fornecida a ratos forneceu neuroproteção em um modelo de α-sinucleína da doença de Parkinson. Isso não ocorreu com a dieta controle. Em um estudo de 2015, os efeitos da espirulina sobre a disfunção de memória, dano por estresse oxidativo e atividade de enzimas antioxidantes foram examinados em camundongos. Verificou-se que a Spirulina platensis pode “prevenir a perda de memória, possivelmente diminuindo o acúmulo de proteína Aβ, reduzindo o dano oxidativo e, principalmente, aumentando a atividade da catalase.”

Embora ambos os estudos sejam preliminares e envolvam animais, eles são promissores para humanos afetados pela doença de Parkinson, outras doenças neurodegenerativas e aqueles com problemas de memória.

 

História da Spirulina

México

Acredita-se que tenha sido um alimento essencial para os astecas. Registros históricos confirmam que bolos de spirulina eram vendidos regularmente desde o século XVI.

Referida como “Tecuitlatl”, a spirulina era uma fonte primária de proteína para os astecas por várias centenas de anos e o Lago Texcoco continua sendo uma fonte abundante deste superalimento ainda nos dias de hoje.

 

Lago Chade

Mencionada pela primeira vez por Dangeard na década de 1940, a história nos diz que os africanos da região central, perto do Lago Chade, cultivavam a spirulina desde que habitavam a região no século IX.

Referido como “morrer”, um artigo foi escrito em 1959, destacando esta comida fascinante, mas os pesquisadores a confundiram com chlorella. Até que uma expedição belga em 1969, os cientistas finalmente descobriram o verdadeiro valor da spirulina.

 

Spirulina Pacifica havaiana

Como um dos alimentos integrais mais nutritivos e concentrados conhecidos pela humanidade, a Spirulina Pacifica havaiana fornece mais gramas de nutrição por grama do que qualquer outra spirulina no mercado. Apenas uma porção de 3 gramas, por exemplo, contém:

  • 60% de proteína e uma excelente fonte de vitaminas A, K1, K2, B12, ferro, manganês e cromo
  • Uma rica fonte de fitonutrientes que fornecem saúde, como carotenóides, GLA, SOD e ficocianina
  • 2800% mais beta-caroteno do que cenouras
  • 3900% mais ferro que espinafre
  • 600% mais proteína que tofu
  • 280% mais antioxidantes do que mirtilos

 

Qual a Diferença entre Spirulina e Chlorella?

Por serem ambas espécies semelhantes de microalgas, é fácil entender como os cientistas confundiram a spirulina com a chlorella nos anos 1940.

Apesar de suas diferenças gritantes, as pessoas geralmente confundem uma pela outra até hoje. Aqui estão as quatro principais diferenças que são importantes para entender:

 

1. Forma

Em primeiro lugar, a espirulina é uma planta multicelular em forma de espiral, sem núcleo verdadeiro. É verde-azulado e pode crescer até 100 vezes o tamanho da chlorella. Comparativamente, a chlorella é um microorganismo unicelular esférico com um núcleo e é verde sólido.

2. Como se Desenvolve

Em segundo lugar, as condições de crescimento diferem consideravelmente. Spirulina cresce melhor em condições de baixa alcalina – particularmente, lagos de água doce, lagoas e rios. Também requer uma abundância de sol e temperaturas moderadas.

Chlorella, por outro lado, cresce em água doce normalmente ocupada por outros organismos, o que torna mais difícil a colheita.

3. Preparação

Terceiro, as maneiras pelas quais tanto a spirulina quanto a chlorella podem ser comidas também são muito diferentes. Por causa de sua parede de celulose dura e indigerível, por exemplo, a chlorella requer processamento mecânico para compensar o consumo humano. Caso contrário, o corpo não conseguirá quebrar e metabolizar seus nutrientes.

O processo pode ser bastante caro, o que explica por que a chlorella é geralmente mais cara que a spirulina. Por outro lado, a espirulina possui uma parede de celulose completamente digerível e pode ser imediatamente consumida e digerida com facilidade.

4. Nutrição

Finalmente, embora ambos sejam considerados superalimentos, a espirulina e a chlorella diferem em seu conteúdo nutricional. Indiscutivelmente a mais saudável das duas é a spirulina, que contém mais aminoácidos essenciais, ferro, proteínas, vitaminas do complexo B e vitaminas C, D e E.

Com isso dito, chlorella ainda possui uma abundância de benefícios para a saúde. Minha preferência pessoal, no entanto, é a spirulina.

 

Informação Nutricional da Spirulina

A principal razão pela qual eu prefiro a spirulina à chlorella? Espirulina dietética é indiscutivelmente o alimento mais denso em nutrientes do planeta. É por isso que acredito que tomar suplementos de espirulina na dieta é essencial para uma boa saúde. Tomada como uma média de diferentes espécies de spirulina, apenas uma 28 gramas contém o seguinte conteúdo nutricional:

  • Calorias: 81
  • Proteína: 39 gramas
  • Fibra dietética: 1 grama
  • Açúcares: 0,9 grama

 

Gorduras:

  • Gordura total: 3% da recomendação diária
  • Gordura saturada: 4% da recomendação diária
  • Ácidos graxos ômega-3: 230 miligramas
  • Ácidos graxos ômega-6: 351 miligramas

Minerais (% da recomendação diária):

  • Cobre: ​​85%
  • Ferro: 44%
  • Manganês: 27%
  • Magnésio: 14%
  • Sódio: 12%
  • Potássio: 11%
  • Zinco: 4%
  • Fósforo: 3%
  • Cálcio: 3%
  • Selênio: 3%

Vitaminas (% da recomendação diária):

  • Riboflavina: 60%
  • Tiamina: 44%
  • Niacina: 18%
  • Ácido pantotênico: 10%
  • Vitamina K: 9%
  • Vitamina E: 7%
  • Folato: 7%
  • Vitamina B6: 5%
  • Vitamina C: 5%
  • Vitamina A: 3%

Possíveis Efeitos Colaterais da Spirulina

Existem alguns relatos de casos publicados de indivíduos que tiveram reações auto-imunes após o uso de espirulina. Existe uma teoria de que isso pode ser causado pela ativação de um agente inflamatório, o TNF-alfa, que poderia ser mais significativo em pessoas predispostas à doença autoimune. No entanto, outros estudos laboratoriais e de pesquisa sugerem que a espirulina pode suprimir essa proteína inflamatória, portanto, mais pesquisas precisam ser feitas para determinar quem pode causar impacto.

Se você tem uma condição autoimune, é recomendável tomar este suplemento sob a supervisão do seu provedor de serviços de saúde.

É absolutamente essencial certificar-se de que a qualidade e pureza da espirulina que você consome é dos mais altos padrões. Particularmente, como tudo o que vem do mar, certifique-se de comprar somente algas verde-azuladas que estejam livres de contaminação.

Segundo WebMD, a spirulina contaminada pode causar o seguinte:

  • Dano hepático
  • Dor de estômago
  • Náusea
  • Vômito
  • Fraqueza
  • Sede
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Choque e até morte

Além disso, algumas fontes sugerem que mulheres grávidas e crianças não devem consumir algas. Entre em contato com seu médico natural para confirmar se você deve ou não estar usando suplementos de espirulina.

 

Considerações Finais

Spirulina, uma alga verde-azulada cultivada em alguns dos lugares mais bonitos do mundo, tem sido bem pesquisada por seus muitos benefícios em potencial. Algumas das mais significativas incluem:

  • Desintoxica metais pesados ​​(especialmente arsênico)
  • Elimina a cândida
  • Melhora o HIV / AIDS
  • Ajuda a prevenir o câncer
  • Diminui a pressão sanguínea
  • Reduz o colesterol
  • Diminui a chance de derrame
  • Aumenta a energia
  • Alivia problemas de sinusite
  • Oferece neuroproteção para distúrbios cerebrais e aumento da memória

Esta alga tem uma história rica. Às vezes também é confundido com chlorella, embora eles possuam algumas diferenças.

A espirulina pode causar reações autoimunes em algumas pessoas que são suscetíveis à autoimunidade. Também não é recomendado para mulheres grávidas ou crianças.

Seja cauteloso quando comprar spirulina, pois pode estar contaminada se não for comprada de uma fonte de alta qualidade, levando a efeitos colaterais perigosos.

 

 

 

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *